|
quarta-feira, novembro 03, 2010
BIENAL B na FACED/UFRGS-quinta dia 04 de Novembro 2010
domingo, setembro 12, 2010
sexta-feira, agosto 13, 2010
domingo, julho 18, 2010
ENCANTO NO JARDIM-- meu novo grupo de arte
quarta-feira, junho 23, 2010
Encontro Itinerante de Direitos Humanos

A Liga dos Direitos Humanos da UFRGS convida a comunidade para participar do Encontro Itinerante de Direitos Humanos. Esta atividade acontecerá na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 9h30 na sala 601 da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, campus centro).
A atividade contará com a presença de autoridades, como o prefeito Luis Eduardo Colombo, de Bagé, defensores públicos, e representantes dos municípios onde foi realizado o I Projeto de Capacitação para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul até o momento: Imbé, Torres, Novo Hamburgo, Pelotas, Bagé, Viamão, Santa Maria, Cruz Alta, Panambi, Ijuí, Erechim, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, São Leopoldo, Caxias do Sul, Ilhas e Capital do Estado.
Nesta ocasião, o Dr. Ingo Sarlet (Faculdade de Direito/PUCRS) ministrará pela manhã aula aberta sobre Deveres, Direitos e Valores Humanos. À tarde, o Dr. Jorge Ribeiro (PPGEDU/UFRGS) ministrará aula aberta sobre Trabalho, Globalização e Direitos Humanos. Será o momento de troca de vivências entre as delegações dos municípios no que se refere aos conflitos existentes nas regiões e a possibilidade de articular encaminhamentos conjuntos. Entre outras iniciativas, a Liga prestará homenagem aos que participam, de múltiplas formas, das itinerâncias pelos direitos humanos.
O Projeto Itinerante de Direitos Humanos, em desenvolvimento desde outubro de 2009, objetiva criar uma cultura de educação em direitos humanos, mediante o incentivo e a promoção de ações no combate à discriminação e à violência institucional. Em cada município visitado foram realizadas aulas abertas, exibições de vídeos, rodas de conversa e debates em direitos humanos. Foram registradas imagens e depoimentos de comunidades em situação de vulnerabilidade, e de entidades que atuam em prol dos direitos humanos. Dessa ação resultará o documentário Itinerantes- auto-retrato gaúcho, que será lançado pela Liga em 2011.
www.ufrgs.br/ faced/projetoiti nerante ligadireitoshumanos @ufrgs.br
Apoios:
Adeli Sell - Adriana Xaplin - Cátedra de Direitos Humanos do IPA - Cátedra UNESCO de Direitos Humanos UNISINOS - Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do RS - Comitê Estadual contra a Tortura no Rio Grande do Sul - Câmara Municipal de Porto Alegre - Conselho Regional de Radiodifusão Comunitária- Coordenadoria de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul - Faculdade de Direito da UFRGS – Gabinete da Deputada Estadual Marisa Formolo – Gabinete do Deputado Estadual Dionilso Marcon – Itinerante Produções - Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - Movimento de Justiça e Direitos Humanos - Movimento Nacional de Direitos Humanos- Observatório dos Direitos Humanos do ILEA/UFRGS - Procuradoria Regional da República da 4ª Região - Ministério Público Federal - W/COMM
sexta-feira, maio 21, 2010
Palestra Politicas Culturais no IA
PALESTRA Novas Políticas Culturais para as Artes Visuais l 14h l SALA 54
Apresentação do Plano Setorial das Artes, segundo eixos da I Conferência Nacional de Cultura envolvendo temas como Pontos de Cultura, Leis de Incentivo e Editais que serão apresentados pelo Colegiado Setorial das Artes Visuais RS (designado pelo Minc).
PALESTRANTES CONVIDADOS: Prof. Paulo Gomes, André Venzon, Neiva Bohns, Adriana Xaplin, Rodrigo Lourenço e Zupo.
http://catconline.wordpress.com/2010/05/19/semana-academica-de-maio-2010/
quarta-feira, maio 19, 2010
TRANSFERIDA NOSSA CAMINHA -MOTIVO CHUVA
adriana
domingo, maio 09, 2010
MOÇÃO DE REPÚDIO
PREZADA SANDRA OLHA COMO NO RS TAMBÉM ESTAMOS ENFRENTANDO A MESMA SITUAÇÃO!
MOÇÃO DE REPÚDIO
A diretoria da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, em reunião realizada no dia 12 de abril de 2010, em sua sede, na cidade de Porto Alegre, aprovou moção de repúdio ao projeto de lei P.L.L. nº 237/09*, do vereador de Porto Alegre Bernardino Vendruscolo (PMDB) que “dispõe sobre a instalação e a retirada de obras de arte localizadas em próprios do Município de Porto Alegre e dá outras providências”.
A lei está fundamentada no artigo “A capital das Monstruosidades”, assinado pelo professor Voltaire Schilling e publicado no jornal Zero Hora de 25 de outubro de 2009. Artigo** este, que ataca artistas e o patrimônio artístico cultural da cidade, num desserviço a cultura e a arte no estado do Rio Grande do Sul.
A Associação Chico Lisboa defende o direito universal pela liberdade de opiniões, ideias e expressão, conceito basilar das democracias modernas, onde a censura não tem respaldo moral.
Desde 1938, os ideais que sempre moveram a associação são os mesmos. Sua missão é difundir a produção artística no estado do Rio Grande do Sul, a defesa dos direitos dos artistas na sociedade e a tradição de representá-los em todas as instâncias, preservando a arte em espaços públicos e privados e garantindo o direito de expressão por meio dela. Ao longo desses anos, também lutou por liberdade de expressão plena e de alcance de toda a sociedade.
André Venzon
Presidente da Associação Riograndense
de Artes Plásticas Francisco Lisboa
INTERLOCUÇÕES e INTERVENÇÕES URBANAS

Dra. Maristela Salvatori – Artista plástica e professora Artes Visuais - UFRGS
André Venzon – Artista plástico, presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa
Adriana Xaplin – Artista plástica
Mediação: Lucas Ribeiro "Pexão"– Jornalista, curador e galerista (Fita Tape)
quarta-feira, maio 05, 2010
ACERGS

Alexandra Eckert e Emília Gontow
Nova Diretoria:
Presidente:ALEXANDRA ECKERT
2ª Secretária:CENIR BARPP
1ª Tesoureira:MARYL RODRIGUES
2ª Tesoureira:VERA BALDINO
Conselho Fiscal:ADMA CORÁ ADRIANA XAPLIN REGINA SOARES
Conselho de Eventos e Divulgação:LUCIANNE WEBSTER
terça-feira, abril 27, 2010
domingo, abril 25, 2010
Território de Urbanidade Planetária
sujeito de afetividade intensa e instável. Sorri, ri, chora, mas sabe também conhecer
com objetividade; é sério e calculista, mas também ansioso, angustiado, gozador, ébrio,extático; é um ser de violência e de ternura, de amor e de ódio, é um ser invadido pelo imaginário e pode reconhecer o real, que é consciente da morte, mas que não pode crer nela, que secreta o mito e a magia, mas também a ciência e a filosofia, que é possuído pelos deuses e pelas idéias, mas que duvida dos deuses e critica as idéias, nutre-se dos conhecimentos comprovados, mas também de ilusões e quimeras. E quando, na ruptura de controles racionais, culturais, materiais, confunde o objetivo e o subjetivo, entre o real e o imaginário, quando há hegemonia de ilusões, excesso desencadeado, então o homo demes submete o homo sapiens e subordina a inteligência racional a serviço de seus monstros.
Edgar Morin
Território de Urbanidade Planetária
Olhos atemporais de negros recortes do passado, presente e ao futuro.
Quando?
Dia 27/04 às 21h no Espaço Cultural 512
Abertura da exposição Território de Urbanidade Planetária.
Por quê?
Registrar a presença e a trajetória da Cultura Negra como partes da memória coletiva do município de Porto Alegre é o objetivo de Adriana Xaplin, Alejandro Ruíz, Vinicius Vieira e TRU.
Como?
Território de Urbanidade Planetária é composto por cinco ações artísticas e coletivas: ARQUITETURA-ESCULTURA-DESENHO-PAINEIS-GRAFITE.
Quem? Quais ações?
2. O escultor e arquiteto VINICIUS VIEIRA, que fará a entrega do trabalho intitulado AFROCAMINHADA na calçada do número 503 da João Alfredo, atual sede da entidade Mocambo.
3. O artista visual ALEJANDRO RUÍZ VELAZCO, que coordenou a pintura do mural com máscaras africanas alusivo às comemorações de aniversário da entidade Mocambo, na futura sede da Av. Loureiro da Silva, 1530, também na cidade baixa, em frente ao Largo Zumbi dos Palmares. A criação foi do Núcleo de Painéis e de Murais do Instituto de Artes- UFRGS. O painel representa a demarcação pública da nova sede do Mocambo Cultural.
4. TRUE, artista gráfico que, utilizando técnica de grafite, fará composição do personagem afro consagrado que já executa há dez anos em ações artísticas em galerias e nas ruas da cidade, e agora marcará presença na nova fachada do número 503 da João Alfredo, a sede do Mocambo.
O que é o MOCAMBO?
Associação comunitária Amigos e Moradores da Cidade Baixa e Arredores, destina-se ao resgate histórico dos "viveres e fazeres" da etnia negra. Constitui-se de uma entidade sem fins lucrativos e seu espaço é de resistência, conquistado pela população afrodescendente. O terreno, localizado na Av. Loureiro da Silva 1530, será a futura sede, destinada a trabalhos de conscientização e memória da etnia.
Adriana Xaplin (51) 8173 6762 - Alejandro Ruíz 8423 2165- Vinícius Vieira 9898 4006
Maria Elaine Rodrigues – representante do Mocambo - 8137 6198
AI
ELen de OLiveira
51 9956 0147
51 3779 9896
sexta-feira, abril 16, 2010
CHAPA 2

MANIFESTO CHAPA 2:
A AEERGS QUE QUEREMOS
Colegas:
A eleição para o comando da Associação é o melhor momento paradebatermos sobre as dinâmicas, práticas, conceitos e também as possibilidades de ação da entidade daqui para a frente.
Gostaria antes de mais nada de manifestar minha reverência a todos os escultores que em 02 de abril de 1982 se reuniram no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e fundaram a AEERGS - Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul. Todos os artistas da tridimensionalidade que na sequência a mantiveram viva também recebam minha saudação.
Todos sabemos o quanto é dificil realizar um trabalho para a comunidade de forma voluntária, e também que contentar a todos tem igual dificuldade.
Mas tenho força, tenho coração e companheiros que sonham junto comigo o sonho de doar ainda mais à entidade que nos reúne e que muito me orgulha.
Queremos teu apoio porque fortalecidos vamos avançar e consolidar com esforço coletivo os resultados na pedra bruta que temos cinzelado em 30 anos de entidade. Muito foi feito nestes anos todos e queremos estimular ainda mais o fortalecimento da classe dos escultores política e socialmente.
PRIMEIRA INTENÇÃO – Organizar e informar
Para efetivarmos nossa entidade e criar relações solidárias, com possibilidade de trocas de informações e de formação, há necessidade de melhorar a comunicação, com recursos eletrônicos além do Facebook, criado pela atual administração, contatos frequentes via e-mail e twitter, além de encontros regulares e sociais.
Nossa primeira intenção é criar um calendário com informações sobre as reuniões ordinárias da associação. Haverá um período de informes para a listagem de todas as atividades pertinentes à AEERGS: exposições, editais e oficinas ligados aos associados e seus interesses; a seguir virá o relato do encaminhamento efetivado pela diretoria. A pauta e a ata serão digitalizadas, postadas no blog e enviadas por correio eletrônico a todos os membros da AEERGS. A dinâmica vai ser garantida pela trajetória dos integrantes da CHAPA 2, acostumados a dinâmicas de participação, através de diversas experiências participativas e de organização, como Alejandro Velasco, ex-secretário de cultura de Esteio.
SEGUNDA INTENÇÃO – Apoio total às atividades dos Associados
A diretoria de comunicação da AEERGS se compromete a pesquisar e a registrar os eventos e a levar ao conhecimento de todos.
O blog da AEERGS será sistematicamente atualizado, além de mantermos comparttilhamento de links com blogues parceiros, sempre visando a divulgação das ações artísticas dos associados da AEERGS.
Nossa atuação vai ser orientada no sentido de freqüentar o maior número de exposições da classe artística.
TERCEIRA INTENÇÃO - Formação para a autonomia
Pretendemos promover cursos e oficinas de capacitação e seminários para entender os variados editais que são abertos anualmente, bem como os projetos relacionados à captação de recursos para a associação e seus associados, pesquisaremos benefícios oferecidos em nível municipal, estadual e federal.
Estaremos focados ems ações politicas para a melhoria das condições legais dos escultores junto ao poder Legislativo e Executivo do Estado do RS.
QUARTA INTENÇÃO- Ampliar e consolidar a AEERGS
Na gestão da CHAPA 2, estabelecermos o trabalho de Assessoria de Imprensa, estreitando relações com os veículos de comunicação de todo o estado no sentido de obtermos maior espaço na mídia e visibilidade para os escultores.
Já que a AEERGS abrange todo o território do Rio Grande do Sul, queremos estadualizá-la efetivamente, por meio de representações regionais; artistas com vontade de agir e propor ações. Eles participarão das assembléias trimestrais da AEERGS, e desta forma serão forças desencadeadoras de novas possibilidades. Além disso, acreditamos que é fundamental que as novas gerações de artistas, em especial os egressos da academia ou os estudantes de artes, façam parte da AEERGS desde o início de seus estudos. Trabalharemos no sentido de aumentar o número de sócios, e na qualificacão.
Para efetivar isso, contamos na nossa chapa representantes regionais para gerir departamentos que contemplarão as regiões do Rio Grande do Sul,além de cinco estudantes de artes.
POR ISSO, EM 19 de ABRIL, ÀS 19H NO ATELIÊ LIVRE DE PORTO ALEGRE,
CHAPA 2
PARA AEERGSA PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ É MEDO. VAMOS DIZER NÃO AO VOTO POR PROCURAÇÃO e assista ainda ao vídeo XAPLIN PRESIDENTE AEERGS
Clica na foto ou no título, ou se quiser copia e cola o link
domingo, abril 11, 2010
VOTE CHAPA 2
CHAPA 2
Prezado Sr. Presidente
AEERGS
CAÉ BRAGA
Com referência à necessidade de estarem as chapas devidamente cadastradas até cinco dias antes da assembléia geral, e que todos os participantes das chapas estejam com a filiação reconhecida pela AEERGS, eu ADRIANA XAPLIN, em nome da CHAPA 2, rogo-lhe que cumpra o estatuto, em especial o Artigo quinto, parágrafo segundo, que determina que os novos sócios devem ser aprovados em reunião pela diretoria.
Também solicito que envie e-mail para todos os membros comunicando a assembléia geral, por meio do Edital de convocação, com o número dos associados aptos a votar, de acordo com o Artigo 21, parágrafos primeiro, segundo e terceiro, sob pena de ficar sob suspeita a lisura de todo o processo da AGO – Assembléia Geral Ordinária, órgão máximo da AEERGS.
Lembramos que, ainda segundo o Artigo 21, este edital de convocação deveria ter sido publicado 10 (dez) dias antes da AGO, fato que já havia sido alertado à diretoria atual. Aguardando a pronta resolução destas situações pendentes antes da AGO.
Atenciosamente,
Adriana Xaplin.
CHAPA 2
Presidente..................Adriana xaplin
Vice-presidente...........Alejandro Velazco
Secretária..................Lisete Bertotto
1ª. Tesoureira ...........Alexandra Eckert
2ª. Tesoureira............Ariana Ferrari
1º Conselheiro.......... .Vinicius Vieira
Quem somos
Adriana Xaplin, ativista nas Artes Visuais priorizando a escultura. Envolve-se com o Rio Grande do Sul, em especial com Porto Alegre como representante da classe artística. Membro da CAS/FUMPROARTE. Representante da Setorial de Artes Visuais do RS/FUNARTE/MinC, Vice-coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Conselheira fiscal da ACERGS -Associação dos Ceramistas do Estado do Rio GRande do Sul, integrante do Departamento de ACERVO da Associação Chico Lisboa, fundadora do Atelier 512, localizado na Cidade Baixa, fundadora do Castelinho do alto da Bronze Cultural, representante da Liga dos direitos Humanos da Ufrgs, representante do MOCAMBO, militante pela igualdade racial.
Alejandro Velazco, escultor, formando em Artes Visuais pela Ufrgs, ex-secretário municipal de cultura de Esteio/RS, ex-integrante do Conselho Estadual de Cultura/RS e do Conselho de Dirigentes Culturais da FAMURS, integrante do Núcleo de Painés e Murais do IA da Ufrgs, artista integrante da Escola Bambas da Orgia, ex-presidente do Centro Acadêmico Tasso Corrêa da Ufrgs.
Lisete Bertotto, escultora, socióloga, mestre em educação, utiliza-se da forma escultórica para complementar o trabalho com poesia e teatro. Atuante na temática da cultura do OP, integrou o Conselho Municipal de Cultura. Há muitos anos envolvida social e culturalmente com a periferia da cidade.
Alexandra Eckert, Escultora,ceramista, artista visual, membro da CAS/fumproarte, Conselheira Municipal da Cultura, Presidente da ACERGS, Associação dos.ceramistas do RS gestão 2010/12.
Ariana Ferrari, escultora, formanda em Artes Visuais/Ufrgs, atual presidente do Centro Acadêmico Tasso Corrêa/Ufrgs, integrou o setor de projetos da Coceargs, Cooperativa Central dos Assentamentos do RS durante 10 anos, participa de projetos da Cultura Popular no campo e na cidade, assessora de projetos culturais do Instituto Preservar-Viamão, e Instituto Educar – Veranópolis.
Vinicius Vieira, arquiteto, urbanista e escultor Gaúcho. Proprietário do eixoZ estúdio. Desenvolve projetos em diferentes elementos artísticos (painéis, paginações de piso diferenciadas, etc.). Como artista elabora maquetes artesanais como objeto de criação e manipulação das formas que irão compor o produto final apresentado. Atualmente participa do Projeto Mil Mãos Brasil / Portugal, organizado pela artista plástica Rosana Almendares, com a obra denominada Cidade Clips. Autor do painel de chapa metálica vazada, escultura que será fixada na fachada do edifício-sede da ASSUFRGS (Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), localizado na avenida João Pessoa, em Porto Alegre.
"...O que vocês pensam que é um artista? Um imbecil que pensa que tem olhos se é pintor; ou ouvidos se é músico ou uma lira no coração se é poeta? Não, o artista também é um ser político, alguém que está acordado frente aos acontecimentos do mundo; sejam eles aterradores, ardentes ou doces; e que, a partir deles, se configura a si mesmo. Como é possivel se desinteressar pelos outros? Em função de que olímpica indiferença poderia se afastar da vida que os outros nos doam com tanta abundância?..." Pablo Picasso
quinta-feira, abril 01, 2010
sexta-feira, março 26, 2010
VOTE CHAPA 2

A AEERGS QUE QUEREMOS
Queremos teu apoio porque fortalecidos vamos avançar e consolidar com esforço coletivo os resultados na pedra bruta que temos cinzelado em 28 anos de entidade. Muito foi feito nestes anos todos e queremos estimular ainda mais o fortalecimento da classe dos escultores política e socialmente.
Para efetivarmos nossa entidade e criar relações solidárias, com possibilidade de trocas de informações e de formação, há necessidade de melhorar a comunicação, com recursos eletrônicos em contatos frequentes via e-mail e twitter, além de encontros regulares sociais.
Nossa primeira intenção é criar um calendário com informações sobre as reuniões ordinárias da associação. Haverá um período de informes para a listagem de todas as atividades pertinentes à AEERGS: exposições, editais e oficinas ligados aos associados e seus interesses; a seguir virá o relato do encaminhamento efetivado pela diretoria. A pauta e a ata serão digitalizadas, postadas no blog e enviadas por correio eletrônico a todos os membros da AEERGS. A dinâmica vai ser garantida pela trajetória dos integrantes da CHAPA 2, acostumados a dinâmicas de participação, através de diversas experiências participativas e de organização, como Alejandro Velasco, ex-secretário de cultura de Esteio.
O blog da AEERGS será sistematicamente atualizado, além de mantermos compartilhamento de links com blogues parceiros, sempre visando a divulgação das ações artísticas dos associados da AEERGS.
Nossa atuação vai ser orientada no sentido de freqüentar o maior número de exposições da classe artística.
Pretendemos promover cursos e oficinas de capacitação e seminários para entender os variados editais que são abertos anualmente, bem como os projetos relacionados à captação de recursos para a associação e seus associados, pesquisaremos benefícios oferecidos em nível municipal, estadual e federal.
Estaremos focados ems ações politicas para a melhoria das condições legais dos escultores junto ao poder Legislativo e Executivo do Estado do RS.
Na gestão da CHAPA 2, estabelecermos o trabalho de Assessoria de Imprensa, estreitando relações com os veículos de comunicação de todo o estado no sentido de obtermos maior espaço na mídia e visibilidade para os escultores.
Já que a AEERGS abrange todo o território do Rio Grande do Sul, queremos estadualizá-la efetivamente, por meio de representações regionais; artistas com vontade de agir e propor ações. Eles participarão das assembléias trimestrais da AEERGS, e desta forma serão forças desencadeadoras de novas possibilidades. Além disso, acreditamos que é fundamental que as novas gerações de artistas, em especial os egressos da academia ou os estudantes de artes, façam parte da AEERGS desde o início de seus estudos. Trabalharemos no sentido de aumentar o número de sócios, e na qualificacão.
Para efetivar isso, contamos na nossa chapa representantes regionais para gerir departamentos que contemplarão as regiões do Rio Grande do Sul,além de cinco estudantes de artes.
CHAPA 2
PARA AEERGS
sábado, março 06, 2010
1ª caminha Noturna de 2010
Nossa 1ª Caminhada Noturna de 2010 está confirmada para o DIA 17 de Março às 18:30H (terceira quarta-feira do mês).
Contamos com a participação de todas as entidades envolvidas:
Câmera Viajante - Escola de Fotografia
Instituto dos Arquitetos / RS
AMICH – Rede de Amigos do Centro Hitórico
Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Chico Lisboa)
Casa de Cultura Mario Quintana
Museu Julio de Castilhos
Memorial do Ministério Publico
Gabinete Vereador Adeli Sell
Centro Cultural CEEE Érico Verissimo
Câmara Rio-Grandense do Livro
ICOMOS/RS/BR – Conselho Internacional de Monumentos de Sítios
Solar dos Câmaras
Memorial do Judiciário do RS
Memorial do Ministério Público
Projeto Monumenta
Assembléia Legislativa
Adriana Xaplin
Atenciosamente,
Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano.
segunda-feira, janeiro 25, 2010
Programação Fórum Social Mundial 2010
Sessões comentadas de vídeos da Liga dos Direitos Humanos
A Liga dos Direitos Humanos da UFRGS participa do Fórum Social Mundial 2010 com a exibição de curta-metragens que abordam temas relacionados à discriminação, violência juvenil, arte, comunicação, e a violência institucional. Os vídeos serão apresentados nos dias 28 e 29 de janeiro, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551).
Após a exibição, integrantes da Liga participarão de conversa com o público sobre a produção de vídeos em direitos humanos. A entrada é franca.
Esta atividade integra as ações do Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, promovido pela Liga em vários municípios gaúchos.
Informações nos sites www.ufrgs.br/faced/direitoshumanos e www.ufrgs.br/faced/projetoitinerante email ligadireitoshumanos@ufrgs.br e pelos telefones 9375.8400 e 8173.6762.
Programação:
Dia 28.janeiro (quarta-feira) 10h Sala P. F. Gastal/Usina do Gasômetro
Lava-pés (mini-metragem, 2008, 1.30min, tema: violência juvenil) - Rodrigo Carvalho Pereira, 22 anos, ganhou um par de tênis novos de presente da sua mãe. Morreu descalço. O tênis virou crack; Rodrigo, estatística. Quem se importa? Essa é a pergunta que o vídeo Lava-pés procura transmitir ao espectador a partir da história de um menino que, como tantos outros, não teve o direito de crescer e ser feliz.
Itinerantes (documentário, 2009, 09min, tema: violência institucional e discriminação) - Defensores de direitos humanos visitam a Ilha das Pedras Brancas, onde estão os escombros do presídio que durante a ditadura militar aprisionou os opositores do regime. Símbolo da violência institucional e da discriminação, conforme mostram os depoimentos e imagens do local.
O cabide azul (curta-metragem, 2008, 05 min, tema: desaparecidos durante a Ditadura Militar) - A perda, o culto ao corpo inerte, o luto. Mas o que fazer quando não há corpo, não há notícia, não há explicação? Como seguir adiante sem saber o que realmente aconteceu? O vídeo faz um tributo às vítimas e familiares dos desaparecidos durante o período da Ditadura Militar
Com Dor (documentário, 2008,30 min, tema: A educação e a ditadura militar no Brasil) - O período da ditadura militar no Brasil deixou profundas marcas na educação. Professores da Faculdade de Educação da UFRGS lembram fatos dessa época, na qual educar era um ato subversivo. Jair Krischke, fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, testemunha sobre a Operação Condor e o seu desmembramento pela América Latina , com torturas, mortes e desaparecimentos até hoje não esclarecidos.
Dia 29.janeiro (quinta-feira) 10h Sala P. F. Gastal/Usina do Gasômetro
O sorriso de Antonia (mini-metragem,2008,02min,tema: gênero, raça e discriminação) - Antonia é mulher, é negra e quer ser feliz. Mesmo que a discriminação racial na vida da mulher, especialmente da mulher negra, seja constante, o sorriso de Antonia mostra que se na vida nem tudo são flores, importa é sonhar por dias melhores e querer ser feliz.
Uma mulher bem casada (curta-metragem,2008,10min, tema: gênero e sexualidade) - As reflexões de uma noiva às vésperas de seu casamento. O que significa amor, sexo e casamento? É o que ela procura descobrir, enquanto se prepara para o grande dia. Com humor e diálogos que levam à reflexão sobre a mulher do século XXI.
O Jornal (mini-metragem,2009, 02min,tema: infância e fantasia) - Estranhas criaturas circulam livremente em uma praia, no meio das pessoas. Desfilam, fazem poses, fazem o que tem vontade, e parecem estar se divertindo muito nesta situação. Não se sabe se é real ou fruto da imaginação de uma criança, que não sabe ler o que está escrito em um jornal.
Espécie Humana Headlines (curta-metragem,2009,12min, tema: arte e comunicação) - Depoimentos do crítico de arte Armindo Trevisan, dos artistas plásticos Gustavo Nakle, Adriana Xaplin e Wilson Cavalcanti, e do jornalista Flávio Porcello, registram em imagens e idéias os encontros e os desencontros entre a arte e a comunicação. As manchetes, mais do que fatos, sintetizam vidas, histórias e destinos.