segunda-feira, janeiro 25, 2010

Programação Fórum Social Mundial 2010

CURTA-DIREITOS-HUMANOS

Sessões comentadas de vídeos da Liga dos Direitos Humanos


A Liga dos Direitos Humanos da UFRGS participa do Fórum Social Mundial 2010 com a exibição de curta-metragens que abordam temas relacionados à discriminação, violência juvenil, arte, comunicação, e a violência institucional. Os vídeos serão apresentados nos dias 28 e 29 de janeiro, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551).
Após a exibição, integrantes da Liga participarão de conversa com o público sobre a produção de vídeos em direitos humanos. A entrada é franca.
Esta atividade integra as ações do Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, promovido pela Liga em vários municípios gaúchos.
Informações nos sites www.ufrgs.br/faced/direitoshumanos e www.ufrgs.br/faced/projetoitinerante email ligadireitoshumanos@ufrgs.br e pelos telefones 9375.8400 e 8173.6762.




Programação:

Dia 28.janeiro (quarta-feira) 10h Sala P. F. Gastal/Usina do Gasômetro


Lava-pés (mini-metragem, 2008, 1.30min, tema: violência juvenil) - Rodrigo Carvalho Pereira, 22 anos, ganhou um par de tênis novos de presente da sua mãe. Morreu descalço. O tênis virou crack; Rodrigo, estatística. Quem se importa? Essa é a pergunta que o vídeo Lava-pés procura transmitir ao espectador a partir da história de um menino que, como tantos outros, não teve o direito de crescer e ser feliz.

Itinerantes (documentário, 2009, 09min, tema: violência institucional e discriminação) - Defensores de direitos humanos visitam a Ilha das Pedras Brancas, onde estão os escombros do presídio que durante a ditadura militar aprisionou os opositores do regime. Símbolo da violência institucional e da discriminação, conforme mostram os depoimentos e imagens do local.

O cabide azul (curta-metragem, 2008, 05 min, tema: desaparecidos durante a Ditadura Militar) - A perda, o culto ao corpo inerte, o luto. Mas o que fazer quando não há corpo, não há notícia, não há explicação? Como seguir adiante sem saber o que realmente aconteceu? O vídeo faz um tributo às vítimas e familiares dos desaparecidos durante o período da Ditadura Militar

Com Dor (documentário, 2008,30 min, tema: A educação e a ditadura militar no Brasil) - O período da ditadura militar no Brasil deixou profundas marcas na educação. Professores da Faculdade de Educação da UFRGS lembram fatos dessa época, na qual educar era um ato subversivo. Jair Krischke, fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, testemunha sobre a Operação Condor e o seu desmembramento pela América Latina , com torturas, mortes e desaparecimentos até hoje não esclarecidos.

Dia 29.janeiro (quinta-feira) 10h Sala P. F. Gastal/Usina do Gasômetro

O sorriso de Antonia (mini-metragem,2008,02min,tema: gênero, raça e discriminação) - Antonia é mulher, é negra e quer ser feliz. Mesmo que a discriminação racial na vida da mulher, especialmente da mulher negra, seja constante, o sorriso de Antonia mostra que se na vida nem tudo são flores, importa é sonhar por dias melhores e querer ser feliz.

Uma mulher bem casada (curta-metragem,2008,10min, tema: gênero e sexualidade) - As reflexões de uma noiva às vésperas de seu casamento. O que significa amor, sexo e casamento? É o que ela procura descobrir, enquanto se prepara para o grande dia. Com humor e diálogos que levam à reflexão sobre a mulher do século XXI.

O Jornal (mini-metragem,2009, 02min,tema: infância e fantasia) - Estranhas criaturas circulam livremente em uma praia, no meio das pessoas. Desfilam, fazem poses, fazem o que tem vontade, e parecem estar se divertindo muito nesta situação. Não se sabe se é real ou fruto da imaginação de uma criança, que não sabe ler o que está escrito em um jornal.

Espécie Humana Headlines (curta-metragem,2009,12min, tema: arte e comunicação) - Depoimentos do crítico de arte Armindo Trevisan, dos artistas plásticos Gustavo Nakle, Adriana Xaplin e Wilson Cavalcanti, e do jornalista Flávio Porcello, registram em imagens e idéias os encontros e os desencontros entre a arte e a comunicação. As manchetes, mais do que fatos, sintetizam vidas, histórias e destinos.

Nenhum comentário: