O QUE? Desenhos, litografias e esculturas da Exposição Espécie Humana.
ONDE? Fundação Casa das Artes - Bento Gonçalves/RS
Fotos:
http://www.adrianaxaplin.blogspot.com/
http://xaplin-desenho-litografia-escultura.blogspot.com/
http://xaplin-especiehumana.blogspot.com/
QUANDO? Dia 09/07/08 com Coquetel de Abertura. Exposição do dia 10/07/08 a 05/08/08.
QUEM? Adriana Xaplin, artista gaúcha, que mora na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. A artista reconstrói com ousadia e sem modismos, caminhos e labirintos de conexões de uma espécie que exige um corpo com experiência. Obras que existem entre si. Xaplin é muito dedicada e certamente terá um futuro de muitas realizações nas técnicas visuais que melhor revelem seu imaginário poético. Mãos calejadas que em tantos signos e expressões convidam o público a brindar o devir mágico de ser espécie. Espécie Finitamente Humana.
Exposição Espécie Humana
A arte expressionista é emocionante e solitária na alma da artista plástica Adriana Xaplin, pois permite o diálogo e a força para emocionar multidões. As imagens são impactantes, porém, o que levou a artista a conceber estas peças está muito próximo de todos nós. Interferência que já ocupa lugar de matéria, pois interfere no imaginário das pessoas. Desvendar a beleza do ser humano, sua singularidade, liberdade, capacidade de superação, codificando plasticamente figuras de grande porte e telas arrebatadoras, com raízes de sentimentos e decisões da humanidade, são as características da Exposição Espécie Humana, trazida para a contemporaneidade através do tratamento artístico. É neste encontro, que enxergamos os outros, ou enxergamos nós mesmos. No trânsito do cotidiano, emoções passam a ser sufocadas em pessoas de todas as classes sociais. É neste encontro com a arte expressionista que os expectadores, através da sensibilidade resgatam uma humanidade adormecida nas grandes metrópoles.
A Exposição Espécie Humana possui as seguintes séries de exposição:
· Série Espécie Humana: Escultura - arame, material reciclável, resina e cerâmica. As esculturas transcendem o binarismo de belo/feio, buscando na subjetividade do espectador a liberdade de manifestação do pensamento.
· Série A Magia da Pedra: Litrografia - pedra calcária como matriz e lápis gorduroso. Retratam a Espécie Humana;
· Série Seqüestro do Carbono: Desenho – algodão cru, carvão vegetal e óxido de ferro. Retratam a Espécie Humana.
As esculturas e os desenhos são parceiros de uma idéia, de uma trajetória, de uma possibilidade de preencher o espaço com forma, palavra e sonho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário